
Nossa história
O Sítio da Barreira está localizado na Estrada Imperial São João Marcos, que é considerada a primeira verdadeira Estrada de Rodagem privatizada do Brasil, ligando Mangaratiba a São João Marcos.
Foi inaugurada em 1857, com o objetivo de escoar, principalmente, a produção cafeeira da Região do Médio Paraíba e subir, negros escravizados, ligando o Porto de Mangaratiba a São João Marcos (Rio Claro), uma época em que se transitava muita riqueza. Para a construção da Estrada foi trabalhada a rocha granítica, fazendo uma bela Estrada de rodagem, como não existia outra no Brasil.
Durante o ano de 1856 foram construídas duas estradas na mesma direção, uma por conta da Província, e outra construída pela Companhia Industrial a Estrada de Mangaratiba.
Em frente a um dos três trechos históricos da Estrada Imperial, o Bebedouro da Barreira, ficava o Posto de Barreira Alfandegária, um pedágio para amortizar o custo da Estrada e garantir a sua conservação. Enquanto era feita a cobrança, os tropeiros e seus animais descansavam e matavam a sede no belo bebedouro. O Sítio da Barreira possui 25,8 hectares, com área coberta por floresta nativa (Mata Atlântica) e pequena atividade de agricultura e é cortado pelo Rio da Lapa.
A área foi adquirida em 1961 Cornélio Kaiser e Maria Maggiollo Kaiser que viveram da agricultura da banana. No dia 10 de Março de 2018 foi inaugurado o Empório da Barreira, pela neta do casal e em maio de 2024 uma nova era começou, agora como do Barreira Bistrô.
